Pular para o conteúdo principal

COMO TECER O CROCHE CIRCULAR COM FECHAMENTO DE CARREIRA IMPERCEPTIVEL


Publicado em 18 de setembro de 2013 às 13:43
Atualizado em 13 de novembro de 2017 às 17:37

Olá, amiga (o)!


Hoje vamos falar de CROCHÉ CIRCULAR... Um crochê circular com fechamento de carreira de forma mais discreta, quase imperceptível. Observe na foto acima que você "quase" não percebe onde está a emenda. 



O CROCHÊ CIRCULAR tecido de FORMA TRADICIONAL, resultam em tecidos de crochê com fechamento de carreiras com emendas bastante perceptíveis, que depreciam o nosso trabalho... As correntinhas do início das carreiras saltam para fora da malha do crochê, deixando a emenda de forma aparente e muito feia. Quando vejo uma peça tecida assim toda a minha atenção se volta para a emenda em primeiro lugar... Depois disso é que consigo ver restante do trabalho. Ela fica como se fosse o atrativo da peça. Não sei se isso ocorre também com você... Se ocorre e se ela te incomoda, tanto quanto a mim, vou te mostrar algumas dicas de COMO TECER CROCHÊ CIRCULAR PERFEITO...


Compare, na foto abaixo, as duas peças de croché, observando bem suas emendas... A de cor alaranjada é um crochê circular tecido de forma tradicional... Já a de cor lilás é um croché circular tecido com a técnica que deixa suas emendas imperceptíveis... Veja que, no passo-a-passo fui cortando com um "X" uma das 3 correntinhas que iniciam o trabalho alaranjado e também mudando o local onde se insere a agulha para fazer o ponto baixíssimo quando do fechamento do círculo. Clique na foto, para ampliá-la!






Abaixo uma foto maior, do que foi tecido de forma imperceptível para que você possa observar melhor... Você só percebe onde está a emenda porque a agulha está inserida no trabalho, não é mesmo? A diferença é tão mínima que passa tranquilamente sem ser percebida.







A foto acima é do início de um GORRINHO DE CROCHE que fiz para minha netinha Isabela. Ele foi tecido em Pontos Altos (pa). Te mostro apenas para que veja a diferença das emendas nos tecidos. 




A TÉCNICA DA EMENDA IMPERCEPTÍVEL, se aplica no início e no fechamento das carreiras de todos os trabalhos tecidos com qualquer um dos pontos básicos do croché.

Para que seu trabalho fique perfeito diminua sempre 1 corrente da quantidade "tradicional" de correntes indicadas para a altura de cada um dos pontos que você for tecer:
1. Para um trabalho  em PONTOS ALTOS TRIPLOS (pat), o normal seria iniciar as carreiras (carr) com 5 correntinhas (corr). No entanto para que fique de forma imperceptível inicie com 4 correntes (corr)
2. Para um trabalho em PONTOS ALTOS DUPLOS (pad), onde normal seria iniciar com 4 correntes (corr), inicie com 3 correntes (corr)
3. Para um trabalho em PONTOS ALTOS (pa), o normal seria iniciar com 3 correntinhas, inicie com 2 correntes (corr);    
4. Para um trabalho em  MEIOS PONTOS ALTOS (mpa),  o normal seria iniciar com 2 correntinhas, inicie com 1 corrente (corr);
5. Para Pontos Baixos (pb), onde o normal seria iniciar com 1 correntinha, inicie a carreira sem a corrente inicial... 

Veja a FORMA TRADICIONAL de iniciar e fechar cada carreira do CROCHÊ CIRCULAR tecido com PONTOS ALTOS: 




Veja a FORMA IMPERCEPTÍVEL de iniciar e fechar cada carreira do CROCHÊ CIRCULAR também tecido com PONTOS ALTOS [Início com 2 Correntinhas (corr)]:  




A seguir veja COMO FECHAR A ULTIMA CARREIRA DE FORMA PERFEITA:



Tecendo assim, o CROCHÊ CIRCULAR, seu trabalho será diferenciado e mais valorizado, com certeza.


Quando tecemos uma peça maior em CROCHÊ CIRCULAR, com aumentos sempre no mesmo ponto, ele fica com um efeito catavento, também aparente... Observe na foto a seguir... Se a peça for muito grande ele vai criando arestas... Alguns viram um verdadeiro hexágono... 


Veja, sem as listras brancas, como fica:




Se você quer um tecido de crochê sem sinais desencontre os pontos  para que seus aumentos fiquem menos aparentes e seu trabalho redondinho. Dá um pouquinho mais de trabalho mas vale a pena. 




Esses aumentos devem ser feitos de forma equilibrada e respeitando a quantidade de pontos a serem aumentados...


Gráfico de como tecer o Porta Copos de Crochê:









LEGENDA:
O = Círculo Mágico 
0 = Correntinha = corr
X = Ponto Baixo = pb
V = Ponto Baixo em "V"= pbv = 2 Pontos Baixos em um mesmo ponto de base. 


PASSO-A-PASSO DE COMO TECER O PONTO BAIXO EM "V":



PASSO-A-PASSO DE COMO TECER UMA PEÇA MAIOR QUE ESSA EM PONTOS BAIXOS:
BASE: 
Faça um Círculo Mágico ou um anel de 4 corr + 1 pbx.
1ª Carr: (8 pb)
1 corr, 8 pb + 1 pbx  (usar um marcador de ponto para marcar início da carreira) = 8 pb;
2ª Carr: (16 pb)
1 pbv em cada pb  da carr anterior + 1 pbx = 16 pb; 
3ª Carr: 
1 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 24 pb;
4ª Carr: 
2 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 32 pb;
5ª Carr: 
3 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 40 pb;
6ª Carr: 
4 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 48 pb; 
7ª Carr:  
5 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 56 pb; 
8ª Carr: 
6 pb + 1 pbv no próximo pb  + 1 pbx = 64 pb; 
9ª Carr: 
7 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 72 pb
10ª Carr: 
1 pb em cada pb + 1 pbx = 72 pb;
11ª Carr: 
1 pb em cada pb + 1 pbx = 72 pb; 
12ª Carr: 
8 pb + 1 pbv no próximo pb +  1 pbx = 80 pb;
13ª Carr: 
9 pb + 1 pbv no próximo pb +  1 pbx = 88 pb;
14ª Carr: 
1 pb em cada pb + 1 pbx = 88 pb;
15ª Carr: 
1 pb em cada pb + 1 pbx = 88 pb;
16ª Carr: 
10 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 96 pb;
17ª Carr: 
11 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 104pb
18ª Carr: 
1 pb em cada pb  + 1 pbx = 104pb;
19ª Carr: 
1 pb em cada pb  + 1 pbx = 104 pb;
20ª Carr: 
12 pb + 1 pbv no próximo pb +  1 pbx = 112 pb;

21ª Carr: 
13 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 120 pb;
22ª Carr: 
14 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 128 pb; 
23ª Carr: 
15 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 136 pb;
24ª Carr: 
16 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 144 pb;
25ª Carr: 
17 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx= 152 pb;
26ª Carr: 
18 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx= 160 pb;
27ª Carr: 
19 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 168 pb; 
28ª Carr: 
20 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx  = 176 pb;
29ª Carr: 
21 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx  = 184 pb;
30ª Carr: 
22 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 192 pb;
31ª Carr: 
23 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 200 pb;
32ª Carr: 
1 pb em cada pb + 1 pbx = 200 pb ;
33ª Carr:  
24 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 208 pb ;
34ª Carr: 
1 pb em cada pb + 1 pbx = 208 pb; 
35ª Carr: 
25  pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 216 pb;
36ª Carr: 
1 pb em cada pb + 1 pbx = 216 pb; 
37ª Carr: 
26 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 224 pb;
38ª Carr: 
1 pb em cada pb + 1 pbx = 224 pb
39ª Carr: 
1 pb em cada pb + 1 pbx = 224 pb.

GRÁFICO SOBRE FOTO DA BARRA DE LEQUES SÓLIDOS:




Aqui vai uma sugestão... Sempre que vou tecer uma peça usando o crochê circular, primeiramente estudo a possibilidade de tecê-la em espiral, acertando a forma arredondada nos últimos pontos do trabalho... Mas esse é um outro assunto e que merece um post somente para ele, não é mesmo? 








BONS CROCHÊS!
Abraços com carinho,
Sônia Maria

Comentários

  1. Piękne! Na pewno wypróbuję, dziękuję za opis! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Sonia Maria, td bem ?
    Quero te agradecer pela visita e pela atenção prestada. Fiquei muito feliz com a dica do ponto casinha de abelha. Muito obrigada.
    A dica de hoje vem me ajudar em muito pois sempre me incomodou o visual do começo e final do croche circular. Você é muito atenciosa.

    Bj.

    ResponderExcluir
  3. nossa, eu nunca havia reparado que as emendas faziam diferença no trabalho. Para mim, era uma coisa normal...Obrigada por dividir esse conhecimento com a gente!!!
    bjs, Josi

    ResponderExcluir
  4. Olá querida Sônia, realmente fica perfeita e há uma grande diferença entre o laranja e o lilás. Obrigada por essa dica maravilhosa ♥
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso Soninha, vc é 10!!
    Beijo grande e Obg por compartilhar conosco!
    Josy

    ResponderExcluir
  6. Realmente o trabalho fica muito mais delicado. Obrigada Sônia por dividir conosco seus aprendizados. Bom dia, fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pela atenção e carinho, Terezinha! Fique com Deus você também... Beijos

      Excluir
  7. Oi Sonia!
    Que técnica maravilhosa...realmente eu também não gostava da aparência das emendas dos meus crochés circulares, agora já vão ficar mais bonitos de certeza. Obrigada por partilhar.
    Beijos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Sofia! Estou feliz por sabera... Muito Obrigada pela atenção e carinho! Beijos

      Excluir
  8. Maravilha, como sempre !!!
    Merece o fundo musical de Roberto Carlos...."Detalhes". Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :))) Essa foi boa, Olenka!!! Adoro essa musica... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  9. Bom dia Sônia
    Obrigada pela sua ajuda. Realmente o trabalho fica mais delicado.
    Beijos
    Tânia Ebert

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você gostou, Tania Ebert! Estou feliz por saber... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  10. Sônia Maria, sempre um grande prazer deparar com seus posts. Além de nos proporcionar receitas variadas,ensinam de maneira muito didática um acabamento impecável.
    Tenho dificuldade em fazer um círculo perfeito em ponto baixo (no ponto alto já consigo bem - sigo seus esquemas e na troca de carreira faço aquele seu ponto inicial do poncho da Isabela e fica perfeito). Acontece que no ponto baixo meu círculo não fica bom. Vou ver se consigo com o esquema desta publicação. Mais uma vez obrigada por sua generosidade.
    Grande beijo, Cecília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você gosta do meu blog, Cecília! Com certeza, agora, seu crochê circular com pontos baixos vai ficar no capricho, amiga! Depois me conte se ficou bom... Aguardo notícias suas... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  11. Bom Dia! Seus trabalhos realmente são perfeitos! Você tem vídeos postados do you tube?

    Lureis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia, Lureis! Tenho seim alguns vídeos postados no Youtube. Meu canal é o http://www.youtube.com/user/FalandodeCrochet . Será um prazer te receber por lá. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  12. Gracias Sonia María por ser tan generosa con tus conocimientos...!
    Un abrazo desde Montevideo, Uruguay

    ResponderExcluir
  13. Nossa, Sônia, eu sempre me espanto com sua dedicação. UAU, ficou demais. So nao faz caprichado quem nao quer. Amei e vou seguir essa dica daqui em diante. Ficou perfeito. Obrigada, minha querida. Que Deus continue te abençoando. Bjos, Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Renata! Muito Obrigada pela atenção e carinho, amiga! Deus abençoe você também, amiga... Beijos

      Excluir
  14. Bom dia Sônia ,adorei a dica o resultado final é muito bom ,não dá para ver a imenda , uma ótima quinta ,bjs.http://crismandarini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Cris Man darini! Muito Obrigada pela atenção e carinho! Beijos

      Excluir
  15. Oi Sônia.
    Obrigada por mais esta aula. Você é muito generosa em partilhar seus conhecimentos com tanto detalhe. Amo seu blog e suas dicas. Beijos.
    Maria Elisabete Silveira
    http://entrelinhasearte.blogspot.com.br/search/label/Linhas%20e%20Agulhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito feliz por saber que meus objetivos estão sendo atingidos, Maria Elisabete! Muito Obrigada pela sua opinião, atenção e carinho! Beijos

      Excluir
  16. Oi Sônia.
    Obrigada por mais esta aula. Você é muito generosa em partilhar seus conhecimentos com tanto detalhe. Amo seu blog e suas dicas. Beijos.
    Maria Elisabete Silveira
    http://entrelinhasearte.blogspot.com.br/search/label/Linhas%20e%20Agulhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu amo saber o que você pensa... Mais uma vez obrigada, amiga! Beijos

      Excluir
  17. Em primeiro lugar Parabéns e obrigada por este maravilhoso site. Sempre venho aqui e aprendo muito como desta vez. Sim, as emendas me incomodavam bastante, finalmente não me incomodarão mais, graças a vc. Estive procurando por aqui e não achei como fazer cavas e mangas. Tenho a maior dificuldade, nem tanto em fazer cavas, mas em tecer e colocar as mangas. Quando a cava é reta, tbm faço reta as mangas, mas não gosto do resultado. Ficaria super grata se visse essa dica por aqui. Muito obrigada. Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  18. Em primeiro lugar Parabéns por este maravilhoso site. Venho sempre aqui e aprendo muito, como desta vez. Sim, as emendas me incomodavam bastante, agora, graças a vc, não me incomodarão mais. Não vi por aqui algo relacionado a tecer mangas. Não sei como fazer para adaptá-las a cava. Ficaria feliz se me ajudasse e acredito que não seja uma dificuldade só minha. Muito obrigada. Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que o conteúdo do meu blog é útil pra você... Quanto as cavas e mangas veja o post http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2011/03/grafico-casaquinho-croche-flores.html . Futuramente farei um post mais detalhado delas... Muito Obrigada pela atenção e carinho, Márcia Venina!
      Beijos

      Excluir
  19. Ola !Vc.nos ajuda muito, seu trabalho é perfeito. Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Respostas
    1. :) Não tem porque, Marie-Claire! Adoro a Nélia... Muito Obrigada pela atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  21. Eu é que s tenho que agradecer sua generosidade em partilhar conosco seu conhecimento! bj

    ResponderExcluir
  22. Sônia, como sempre vc e sua excelência! Parabéns pelo lindo trabalho! Amo visitar seu blog e aprender mais a cada dia! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Eliene! Estou muito feliz por saber que você gostou... Beijos

      Excluir
  23. Que perfeição Sónia!sempre aprendendo com você, obrigada.
    Um beijinho
    Mifá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Mifáa! Estou muito feliz por saber... Beijos

      Excluir
  24. Amiga Sónia mais uma vez os meus parabéns pelo seu excelente trabalho e ideias. Como por vezes pequenos nadas fazem a diferença, realmente assim desta maneira quase fica sem se notar o acabamento. Obrigada pela partilha constante.
    Um beijinho da Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito feliz por saber que você gostoua, Ana Andrade! Muito Obrigada pelo carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  25. Oi Sônia!!
    Perfeito! Graças as suas dicas minhas emendas e início de carreira tem melhorado bastante. Dias atrás estava olhando seu vídeo de pa inicial, adoro as dicas e aulas que facilitam a vida da gente!
    Muito obrigado!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, que bom que você gostou, amiga! Muito Obrigada, pelo carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  26. Sónia María, muchas gracias por los tips. Multo obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Sónia adoro o seu perfeccionismo, as peças que tece e as cores que escolhe...identifico-me imenso com elas! O seu blog é o melhor, o mais completo e mais agradável nesta área. Obrigada pelas dicas e ideias, pelo contributo para melhorarmos os nossos trabalhos também. Recomendo o seu blog a toda a gente que gosta de crochet. Beijinho e muitos parabéns! Ana Rita Rodrigues - Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Rita, estou realmente feliz por saber que você gosta dos meus trabalhos e do blog. É muito bom saber disso... Muito Obrigada, por indicá-lo as suas amigas... Beijos

      Excluir
  28. Sónia
    Nada melhor do que falar e aprender crochet consigo!
    Seu blog...para quem ama o crochet torna-se indispensável!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  29. Obiecałam, że zrobię, więc zrobiłam :) Dziękuję raz jeszcze!

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Sonia Maria, tudo bem?
    Passei para dizer que acompanho você há muito tempo e já fiz muitos dos trabalhos que postou.
    Mas este último me surpreendeu, já fiz um círculo é ficou incrível, quase imperceptível mesmo, parabéns!
    E o círculo mágico é fantástico!
    Muito obrigada por dividir suas lindas criações e passar seus truques e descobertas maravilhosas.
    Um grande abraço,
    Cida- sua fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, que bom saber que você gostou!!! Muito Obrigada por me dizer... Beijos no seu coração.

      Excluir
  31. Adorei a dica! muito legal!!
    http://angelaestercroche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi tudo bem?!
    Adoro seus trabalhos e percebo que seus gráficos é você mesmo que faz....
    Eu tenho um blog e não consigo colocar os meus trabalhos por causa dos gráficos...
    Gostaria de saber qual programa que você usa, para que eu possa fazer gráficos tão lindo quanto os seus... Você poderia me passar?
    E também gostaria de saber se eu posso postar algumas matérias suas (claro que fazendo referência ao seu blog),poderia?
    Muito obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, abro a foto no Paint e desenho o Gráfico sobre ela... É muito simples, porem trabalhoso... vale a pena quando vemos o resultado final...
      Quanto a postar minhas matérias sinto em dizemr que não posso autorizar... Meu blog é monetizado... O Google/Adsense me paga pelo conteúdo... Se houver duplicidade de publicação de fotos e conteudo o Goggle passa a não indicar o blog e a não me pagar... Espero que entenda... Não faço crochê para venda... Minha renda vem unica e exclusivamente ndo Google... Beijos

      Excluir
  33. Sonia esse post era o que eu precisava !Mas tenho uma duvida se eu tiver um ponto (correntinha )entre cada ponto alto ? Como faço ?
    Desde já sua resposta! Bj. Adoro seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou... Inicie da mesma forma que te mostrei no post. Ou seja, o início será sempre com 1 Ponto Alto (pa) + 1 correntinha (corr). Tradicionalmente você iniciaria com 4 Correntinhas (corr)... Da forma que te mostro, você vai iniciar com 3 correntinhas (corr), sendo 2 para o Ponto Alto e 1 para a correntinha do espaço, ok? Beijos

      Excluir
  34. Oi, Sônia!
    Adorei a dica!
    Aproveito o tema para pedir uma ajuda:
    Irei tecer um tapete circular grande, todo em pontos altos. Qual a maneira correta de fazer os aumentos, sem que eles apareçam??
    Percebo que alguns trabalhos mais parecem o hexágono do que um círculo, pois cria-se um "bico" onde foram feitos os aumentos. Por acaso você tem alguma dica e uma receita de como e onde fazer os aumentos em um tapete grande???
    Desde já agradeço a sua atenção.
    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Mabu! Tenho sim uma dica pra você... Sempre que tecemos uma peça grande e com os aumentos na mesma direção de um mesmo ponto a peça tende a criar quinas... Por isso sempre que teço uma peça redonda sempre faço a quantidade recomendada de aumentos mas de forma desencontrada... Certa vez uma leitora percebeu isso num post de um gorro que fiz e estranhou e me perguntou porque não eram todas na mesma direção... Minha resposta foi exatamente essa: Para não criar quinas... Aumentos em pontos desencontrados deixam seu trabalho perfeito... Bons Crochês! Beijos

      Excluir
  35. Oi! Muito obrigada pela dica! Agora vou conseguir fazer um melhor acabamento no meu crochê circular, as carreiras que ficam evidentes me incomodam e com a ajuda da sua explicação poderei fazer com que fiquem bem discretas. Beijos.

    http://perolabijuteriaseacessorios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Pérola Bitencourt! O que me levou a pesquisar esses fechamentos de carreiras foi exatamente isso... Estou muito feliz por saber que esse post te foi útil! Saiba que sua opinião é muito importante pra mim. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  36. Patrícia, estou muito feliz por saber que esse post te foi util! Saiba que sua opinião é muito importante pra mim. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

    ResponderExcluir
  37. Oi Sonia... otimas postagens sobre croche! obrigada por dividir seus conhecimentos...
    Só fiquei com uma duvida, no caso do crochê circular com pontos baixos, nessa nova forma que vc passou sem a correntinha inicial, quando formos fechar a carreira, faço o ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo?
    agradeço desde já se puder responder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacqueline, primeiramente obrigada pelo seu carinho! O Ponto Baixo você pode fazer com a Correntinha em primeiro lugar também. Nesse caso, a primeira correntinha se equivale ao 1º ponto. Para fechar a Carreira teça 1 Ponto Baixíssimo (pbx) no Ponto baixo que fica depois da primeira correntinha.
      Essa técnica se aplica a todos os pontos:
      Se o seu trabalho for em Ponto Alto Triplo (pat), o normal seria iniciar com 4 Correntinhas (corr)... Para que fique imperceptível inicie com 3 Correntinhas (corr).
      Se for em Meio Ponto Alto (mpa), o normal seria iniciar com 2 Correntinhas (corr). Para que fique imperceptível diminua para 1 Correntinhas (corr)...
      Sempre diminua uma corrente da altura do ponto que você for usar. Trabalhando assim, o CROCHÊ CIRCULAR, seu trabalho será diferenciado e mais valorizado, com certeza.
      Bjs

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção. Vou fazer assim! Grata!

      Excluir
  38. Sonia, vc sempre salvando meus trabalhos com suas dicas, beijos

    ResponderExcluir
  39. Bom dia. Se puder gostaria de uma dica. Estou fazendo um tapete todo em ponto baixo em circular. Mais sempre que chego aos 50 cm do tapete ele começa criar babados. Aí sigo fazendo sem aumento aí fica pior. O tapete tem que ter 1.20 cm mais já é o segundo que faço é fica todo em babado. Começo os aumentos assim. Primeira carreira 18pb. Segunda carreira eu dobro. Na terceira em diante vou intercalando 1 pb. 1 aumento.na segunda carreira 2 pb um aumento e assim vai.me ajude por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Feitosa, atualizei o post publicando um gráfico de pontos Baixos tecidos em círculo. Publiquei abiaxo dele esse pap que é diderente dele. Tente esse segundo primeiro e depois me fale. Preste bastante atenção. Algumas carreiras não tem aumentos. Beijos
      BASE: Circulo Mágico ou 4 corr + 1 pbx
      1ª Carr: 1 corr, 8 pb + 1 pbx (usar um marcador de ponto para marcar início da carreira;
      2ª Carr: 1 pbv em cada pb da carr anterior + 1 pbx = 16 pb
      3ª Carr: 1 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 24 pb
      4ª Carr: 2 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 32 pb /
      5ª Carr: 3 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 40 pb /
      6ª Carr: 4 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 48 pb /
      7ª Carr: 5 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 56 pb /
      8ª Carr: 6 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 64 pb /
      9ª Carr: 7 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 72 pb /
      10ª Carr: 1 pb em cada pb + 1 pbx = 72 pb /
      11ª Carr: 1 pb em cada pb + 1 pbx = 72 pb /
      12ª Carr: 8 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 80 pb /
      13ª Carr: 9 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 88 pb /
      14ª Carr: 1 pb em cada pb + 1 pbx = 88 pb /
      15ª Carr: 1 pb em cada pb + 1 pbx = 88 pb /
      16ª Carr: 10 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 96 pb /
      17ª Carr: 11 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 104pb /
      18ª Carr: 1 pb em cada pb + 1 pbx = 104pb /
      19ª Carr: 1 pb em cada pb + 1 pbx = 104 pb /
      20ª Carr: 12 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 112 pb /
      21ª Carr: 13 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 120 pb
      22ª Carr: 14 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 128 pb /
      23ª Carr: 15 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 136 pb /
      24ª Carr: 16 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 144 pb /
      25ª Carr: 17 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx= 152 pb /
      26ª Carr: 18 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx= 160 pb /
      27ª Carr: 19 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 168 pb /
      28ª Carr: 20 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 176 pb /
      29ª Carr: 21 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 184 pb /
      30ª Carr: 22 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx= 192 pb /
      31ª Carr: 23 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx= 200 pb /
      32ª Carr: 1 pb em cada pb + 1 pbx = 200 pb /
      33ª Carr: 24 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 208 pb /
      34ª Carr: 1 pb em cada pb + 1 pbx = 208 pb /
      35ª Carr: 25 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 216 pb /
      36ª Carr: 1 pb em cada pb + 1 pbx = 216 pb /
      37ª Carr: 26 pb + 1 pbv no próximo pb + 1 pbx = 224 pb /
      38ª Carr: 1 pb em cada pb + 1 pbx = 224 pb /
      39ª Carr: 1 pb em cada pb + 1 pbx = 224 pb /

      Excluir
  40. Nadir Carvalho para mim via Gmail:

    Lindo muito obrigada.
    Bom dia
    Nadir

    ResponderExcluir
  41. Oi sonia
    Adoro seus ensinamentos.
    Não consigo fechar um trabalho em PB.
    Os pontos vao aumentando.gosto que fique bem visível o início de carreira,para nao precisar de marcador.
    Além de aumentar os pintos,cria uma marca,cicatriz enviesada ao longo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem varias formas de se fechar uma carreira, no crochê circular, para que não fique essa "cicatriz". Leia todo o post... aqui mesmo dou essas dicas. Beijos

      Excluir
  42. Boa noite Sonia!!! Parabéns pelo blog, suas explicações são ótimas!!!
    Gostaria de tirar uma dúvida se possível... estou fazendo o crochê circular em barbante, porém tenho percebido que está ficando um pouco ondulado depois da sexta carreira, mesmo seguindo a quantidade de pontos... Você saberia me dizer porque isso tem acontecido???
    Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo isso acontecer reduza a quantidade de pontos de aumento daquela carreira. Já me ocorreu de não fazer nenhum aumento. O Crochê circular requer que a gente vá tecendo e colocando-o em uma superfície plana (mesa) para ver se esta precisando aumentar ou diminuir. Isso precisa ser feito de forma simétrica Se você aumentar 3 pts de um lado é preciso que aumente nos outros lados para que ele não mude a sua forma. Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca