Pular para o conteúdo principal

COMO EMENDAR LINHA Nº 3



Olá, amiga (o)!


Hoje, quando estava tecendo um QUADRADINHO DE CROCHÊ, me deparei com um nó na linha ... No meio do caminho tinha um nó... Sempre que isso ocorre me lembro do poema NO MEIO DO CAMINHO de Carlos Drummond de Andrade. 

No meio do caminho:

"No meio do caminho tinha uma pedra
 tinha uma pedra no meio do caminho
 tinha uma pedra
 no meio do caminho tinha uma pedra.

 Nunca me esquecerei desse acontecimento
 na vida de minhas retinas tão fatigadas.

 Nunca me esquecerei que no meio do caminho
 tinha uma pedra

 Tinha uma pedra no meio do caminho
 no meio do caminho tinha uma pedra."
 Carlos Drummond de Andrade


Então... Agora veja como fica quando você encontra um nó: 

No meio do caminho tinha um nó

No meio do caminho tinha um nó
tinha um nó no meio do caminho
tinha um nó
no meio do caminho tinha um nó.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha um nó

Tinha um nó no meio do caminho
no meio do caminho tinha um nó.

Uma adaptação por Sônia Maria









Esse é mais ou menos o tamanho da minha indignação. 

Quando estamos tecendo uma peça de crochê, estamos criando uma obra de arte... Um nó não é simplesmente um nó... Ele é um grande obstáculo e que resultará em uma emenda. O que não é nada agradável.

O pior é que isso ocorre com muita freqüência. Fico indignada com esse tipo de ocorrência... Fico indignada quando me deparo com o que não comprei em uma mercadoria... Fico indignada com o descaso com que alguns fabricantes de linhas nos tratam... Isso, também, precisa mudar no nosso País... 

Até que isso ocorra... Precisamos que arrumar uma forma de continuarmos tecendo e sem maiores prejuízos...

Quando somos iniciantes no crochê esse tipo de ocorrência nos deixa bastante embaraçadas. 

Me lembrando dessa dificuldade, divido com você o vídeo, que fiz, sobre COMO EMENDAR LINHAS quando estamos tecendo um quadradinho de crochê (crochet square). 

Atualizado em 27 MAI 2011...

A melhor alternativa que encontrei para emendar as linhas, é a emenda russa. Veja no vídeo a seguir...


Bons Crochês!
Abraços com carinho,

Sônia Maria
Falando de Crochet

Comentários

  1. Olá Sônia Maria!

    Quero agradecer pelos seus vídeos... muito fáceis de entender e me ajudaram bastante. Quanto à questão de se encontrar um nó no 'meio do caminho', quero compartilhar a minha indignação com você também, pq realmente isso está se tornando frequente no meu caso e o pior é que se trata de um fabricante de linhas de renome. Bom, o jeito é reclamar junto aos responsáveis. Ah! e além dos nós também acontece de, de repente a linha ficar bem mais grossa, o que acaba estragando a beleza do trabalho, então é necessário cortar a parte defeituosa e emendar novamente...uma pena...

    Mais uma vez obrigada por suas explicações e parabéns pelos seus belos trabalhos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do vídeo, amiga! Você tem razão no que diz. Realmente isso ocorre muito. Se não colocamos a boca no trombone eles vão saber que estamos nos sentindo indignadas quando? Precisamos mesmo reclamar. Estou feliz por saber que você compartilha comigo dessa indignação. Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  2. Parabéns,

    Adorei o post, lembro muito bem a primeira vez que isso me aconteceu, eu me desesperei
    ... e agora? Desisto desse square e faço outro? ...

    No final deu certo, mas não ficou perfeito como deveria, pois para piorar era barbante mesclado, daí o remendo ficou evidente.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Bruna! A partir de agora você não terá mais esse tipo de problema. Quando o fio for mesclado observe as cores e comece onde parou. Isso implica, às vezes em desmanchar alguns pontos para analisar melhor o fio. No final vale a pena...Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  3. Olá, Sonia Mª, vc tem toda razão; eu sempre menciono os blogs de onde tiro os modelos ou receitas, desculpe-me desta vez. Realmente, assim é melhor, a gente recebe + visitas.
    Não tem importância, eu entendi, vc é um amor, obrigada.
    Bjs,
    Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Mariaquarta-feira, 26 de janeiro de 2011 17:24:00 BRST
      Lúcia, sou eu quem agradeço, amiga!
      Você que é um amor... Muito Obrigada por ter entendido meus motivos.
      Te gosto e admiro muito.
      Beijos

      Excluir
  4. Achei seu blog muito legal. Muito instrutivo! O poema de Carlos Drumond ficou mais bonito ainda. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do meu blog Noemi! Estou feliz por saber... Seja muito bem-vinda! Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  5. Menina, que vídeo aula mais gostosa de assistir, tudo muito bem explicadinho.....
    E este teu sotaque é muito gostoso de ouvir!

    Beijos e parabéns pelos belos crochês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Josimar! Estou muito feliz por saber que gosta de ouvir o meu sotaque :) Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  6. Sônia Maria,como vai minha amiga?

    Vendo o lado positivo dos inevitáveis nós, não serão também motivo para por a imaginação a funcionar?
    Como eles irão sempre aparecer, veja só quantas visitas vai receber com este post...
    Parabéns pelo vídeo que está 5*, muito claro e preciso.
    A princesinha já enrola as lãs da vovó?

    bjs
    Nélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Nélia! Estou feliz por saber que a Matilde já está te "ajudando" no crochê... A Isabela já demonstra interesse também. Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  7. Sôniaaa, acabei de ver o vídeo, a-do-rei!!!!!!!!!!
    CHEGA DE NÓ!!!!!!!
    Amei a dica, como é bom sentar aqui e ver que por experiência das amigas aprendemos sempre mais e mais, eu não consegui um tempinho ainda para ver os outros, mas com certeza vou aprender mais um pouco!
    Muito obrigado Sônia!!!!!!!Beijão!!!!!!!

    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Márcia querida! Estou feliz por saber... Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  8. Olá Sônia,amiga que maravilha essas suas dicas sobre emendar a linha,amei...agora os nós que nos aguarde pois não vai ter mais trabalho imperfeito,estamos prontas com as dicas da Sônia é claro;obrigada amiga.Bjos Maria da conceição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Maria da Conceição! Estou feliz por saber... Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  9. Sonia!!!
    Me encantó esta dica... genial!!!
    Muito obrigado!!
    Beijokas,
    Maru

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Maru! Estou feliz por saber... Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  10. Nossa Sonia!!!!!Vc é demais,eu faço crochê desde menina e,nunca me ocorreu usar um recurso parecido.Eu costumo fazer umas "gambiarras" para esconder as emendas mas,essa tua dica é 1000.Obrigada com todo o meu coração.Sempre fico feliz qdo entro na net e vejo q tem seus posts.Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você gostou, Cidinha! Estou muito feliz por saber que o vídeo te foi útil... Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  11. Olá Sônia Maria, aprecio muito as dicas que voce posta, em geral todo teu trabalho. Concordo com os comentários destas colegas, constantemente tenho encontrado vários nós, mas agora terei a solução correta para isto.
    Preciso te dizer que, bem antes de criar um blog( que estou configurando aos pouquinhos), já buscava em teu site várias dicas.Só nunca havia comentado, porque à pouco tempo é que aprendi comentar.
    Abraço e prosperidade sempre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Marcia! Estou feliz por saber que você vai montar seu blog. Depois me repasse seu link, quero te fazer uma visita... Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  12. Olá Sonia,

    Gostei muito da sua dica!!!
    Obrigada por dividir.
    Um abraço,
    Zul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Zul! Estou feliz por saber... Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  13. Perfeito! Muito útil, eu quero agradecer-lhe para o seu vídeo tão claro
    silzag55

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! Estou feliz por saber... Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  14. Sônia,
    Essas dicas são muito preciosas!!!
    Você viu que as fábricas tentam economizar ao máximo com os "nózinhos" delas? E nós sempre tentamos dar um jeito para manter a qualidade de nossos trabalhos.
    Mais uma vez, obrigada por dividir seus conhecimentos.
    Mil abraços,
    Elisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Elisa! Estou feliz por saber... É isso mesmo, Elisa! Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  15. Soninha, adoreiiiiiiiiiiiii sua dica
    Qdo eu crescer quero fazer croche como ocezinha
    Vc é lida por demais
    Bjão
    silvepor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, amiga! Estou feliz por saber... Muito Obrigada! Beijos

      Excluir
  16. Vixi tenho muito que aprender
    Vc faz com tanta facilidade os acabamentos
    como flo... os meus são grosseiros mas..
    to aprendendo com vc, um dia chego lá....rs
    Parabéns sempre
    Silvepor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Silvepor! Estou feliz por saber... É claro que chega! No início é assim mesmo... Daqui a alguns dias isso não será mais um bicho de sete cabeças pra você. Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  17. Sonia,

    Que post lindo. Manta rapunzel...é muito fofa!

    beijos

    Tica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Maria Cecília! Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  18. Sonia, acho um desrespeito do fabricante para com o consumidor. Ando revoltada com isso, vc está no meio de uma carreira de repente aparece aquele intruso. No trico é muito mais difícil pois vc tem que desmanchar a carreira inteira para colocá-lo no seu lugar que é no inicío ou final de carreira. E quando o trabalho é grande ou o fio daqueles que quando se desmancha uma vez já não presta mais. Acha que temos mesmo é que por a boca no trombone. Bj
    Miriam Nakutis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom receber o seu apoio, Miriam Nakutis! Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  19. admiro muito seu trabalho visito sempre seu blog!!!
    Nerli Lemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você está sempre por aqui Nerli Lemos! Estou feliz por saber... Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  20. Ola querida Sonia... hoje pude assistir ao video com mais calma, e agora estou te escrevendo para agradecer mais uma vez por dicas tão preciosas. Obrigada amiga linda!!

    Parabens pela explicação tão clara!

    Voce é um amor!!!

    Que Deus te abençoe grande e abundantemente!!

    Bjs carinhosos


    Izy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Izy!!! Que bom que você gostou! Estou feliz por saber... Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  21. Oi, Sônia.
    Que graça seus trabalhos, sempre de muito bom gosto.
    É, realmente fica díficil!
    Pagamos um preço absurdo de caro nas linhas, porque lá fora sei que bem mais barata e acontece isso!
    É de ficar p da vida, já que a gente idealiza uma coisa e fica totalmente ao contrário, passa o número do lote p/ gente, assim ficamos de olho.
    Sônia, tenho uma pergunta sobre as emendas, e sem deixar de agradecer e muuuuito pela gentileza de nos dar uma aula maravilhosa, tinha visto um vídeo na net, mas, não tinha entendido, ficou perfeito o seu e agora bye-bye nós, gostaria de saber se este tipo de emenda dá p/ fazer c/ outra cor, explico: estou fazendo um trabalho c/ várias cores como poderia emendar, sem nó?rsrs

    Bjs mil

    Muito obrigada pelo post.

    Fique c/ Deus

    Karla Barbosa
    Arujá-SP

    Karlabarbosa@globo.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Sônia,

    seu blog é simplesmente fantástico. Vc deve ter ouvido isso milhões de vezes....rsrsrs. Deus abençoe e proteja suas mãos, maravilhosas.
    Quero muito fazer um tapete de barbante dupla face pra minha sobrinha que vai casar. Imagino que vc saiba fazer. Será que não tem nenhuma receita pra me mandar? Sou bem burrinha no crochê, mas quero tentar. Tapetes comuns de barbante eu sei fazer, claro que com receita ou gráfico. É que esse dupla face é com duas cores de barbante e eu ainda não consegui.

    desde já agradeço sua atenção,
    Maria Eugênia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Mariaterça-feira, 8 de fevereiro de 2011 09:57:00 BRST
      Olá, Maria Eugênia!

      A Elaine nos ensina a fazê-lo ...

      Clique nos links a seguir e veja. Ela postou também o gráfico.

      Para fazer o crochê assistindo a um vídeo assista-o primeiro para depois começar.

      Entenda primeiro como se faz a peça e depois comece acompanhando o vídeo.

      Pare-o quando achar necessário clicando na tela do vídeo e recomece-o quando quiser clicando nela também. Ok?

      http://elainecroche.blogspot.com/2010/10/video-aula-croche-ponto-dupla-face.html

      http://elainecroche.blogspot.com/2010/11/video-aula-croche-ponto-dupla-face-no.html

      Bons Crochês!

      Excluir
  23. Amei seu Blog!!e o melhor q ja vi na internet,muito brigado por compartilhar seus conhecimentos, essa técnica pra esconder o fio e uma maravilha,espero poder aprende la.Um Beijo grande desde Montevideo Uruguai.
    PD: desculpa meu português errado,admito q preciso fazer um curso pra aprende a escrever.BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ale, seu português está ótimo! Que bom que você gosta do meu blog! Estou muito feliz por saber... Saiba que sua opinião é muito importante pra mim. Muito Obrigada pelo carinho e atenção, Ale! Beijos

      Excluir
  24. de YouTube Service
    para FalandodeCrochet
    data 28 de maio de 2011 17:08

    ReginaMouta fez um comentário sobre CROCHE - COMO EMENDAR LINHA Nº 3:

    "Que aula! Isso é que é ter conhecimentos."

    ResponderExcluir
  25. de Facebook
    para Sonia Maria
    data 29 de maio de 2011 04:38

    Olá Sonia,
    Concepcion Cantu comentou sua publicação.

    Concepcion escreveu:
    "nada de llorar morenita...los fracasos son para aprender y agarrar vuelo, saludos"

    ResponderExcluir
  26. Cecilia Bodrogkozy-Halmagyi disse no Facebook:

    Querida Sonia Maria!Imaginativo,o trabalho precisa.

    há 58 minutos

    ResponderExcluir
  27. Querida Sônia.

    Como esses nós atrapalham não é mesmo. Pagamos por um produto que vem com defeito e nada podemos fazer. Já me aconteceu de um novelo ter 3 nós. Fiquei tão revoltada, mas, o que podemos fazer?

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Mell! Atrapalham demais e o que nos resta e arrumar um jeitinho para que isso não prejudique o nosso trabalho, não é mesmo? Amiga, Boas Festas e um Feliz 2013 para você e sua família!
      Beijos

      Excluir
  28. Olá bom dia Sônia Maria, que bacana que eu encontrei o seu blog, nosso eu estava acompanhando a sua indignação olha é muito serio, mas isso é porque hoje é dificil pessoas comprometidas com o resultado de boa qualidade, hoje as pessoas tem desvalorizado a fidelidade que tanto reinou e agora o espirito é produção e passar pra frente, infelizmente. mas o amor e dedicação passando nas nossas mão o poder de transformar e o poder da arte de criar isso é Divino, é um Dom que vem de Deus e fico muito feliz de que ainda tem muitas pessoas comprometidas com a qualidade, qualidade de transformar, qualidade de servir, qualidade de para completar a carreira nos padrões da verdade com a justiça. - Bom quero parabeniza-la pelo lindos trabalhos e muito mais o dom de ensinar. amei os seus exemplo cada mimo exemplar e os vídeos muitos valiosos principalmente pessoas assim como eu iniciante. muitos lindos tá de parabéns por todo o seus esforço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia, amiga! Estou feliz por saber que você encontrou meu blog e gostou. Você tem toda razão no que disse. Obrigada por valorizar o meu trabalho. Saiba que a sua opinião é muito importante pra mim. Importante e motivadora! Adorei saber o que você pensa. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca